
Formações Especializadas
Formação altamente qualificada acreditada pelo Conselho Científico da Universidade do Minho ou pela Dgert e ministrada por formadores experientes.
A neurociência aplicada à educação.
Desafios na sala de aula.

Com a aprendizagem determinamos o nosso pensamento, motivação, personalidade.
Esta encontra-se intimamente ligada à memória. Não podemos aprender sem recordar, nem recordar sem aprender. São muitos os fatores que influenciam a aprendizagem de forma implícita ou explícita, entre eles, as capacidades cognitivas e a motivação dos alunos.
Diferenciar para aprender: A Avaliação pedagógica como parte integrante do currículo.

A avaliação pedagógica no quadro atual da escola inclusiva tem assumido uma centralidade na reflexão e formação docente e na aposta no desenvolvimento de tarefas avaliativas que se coadunem com a escola para todos e que valorizem fatores de sucesso face aos domínios de aprendizagem, minimizando o peso dado a instrumentos de testagem e valorizando outros instrumentos e técnicas de avaliação que pretendem avaliar outro nível de competências que se apresentam como limitações na técnica de testagem por exclusividade.
Sentido(s) da avaliação pedagógica

A Promoção de práticas de avaliação formativa sistemáticas e contínuas, enquanto, “parte integrante do ensino e da aprendizagem, tendo por objetivo central a sua melhoria baseada num processo contínuo de intervenção pedagógica, em
que se explicitam, enquanto referenciais, as aprendizagens, os desempenhos esperados e os procedimentos de avaliação”, espelham as orientações da atual politica educativa nacional.
Curso Prático de Escrita Criativa

No atual contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular as escolas são desafiadas a maximizar o potencial de todos e de cada um dos alunos tendo como referência as competências do Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória e as aprendizagens essenciais de cada área disciplinar. Este desafio privilegia a planificação de aulas que estimulem as oportunidades de expressão criativa dos alunos, fortalecendo atitudes e competências de literacia que preparem o aluno para o pensamento autónomo, flexível e criativo.
Curso Prático de Escrita Criativa aplicada ao ensino das Línguas Estrangeiras

A escrita criativa contribui para o desenvolvimento de funções executivas como a autodisciplina aliando as mesmas ao domínio dos processos de escrita, podendo ser adaptada a diferentes línguas. O principal objetivo desta oficina de escrita criativa é o desenvolvimento de estratégias que favoreçam a escrita criativa e que simultaneamente promovam o desenvolvimento das aprendizagens essenciais previstas nas áreas de Português, Inglês, Francês e Espanhol, sensibilizando os professores para as vantagens desta atividade, enquanto ferramenta motivadora e estimuladora das aprendizagens, capacitando-os com estratégias diferenciadas e inclusivas que facilitem a sua operacionalização no contexto da sala de aula.
Desenho Universal para a Aprendizagem: uma metodologia de diferenciação pedagógica

A escola é desafiada a ampliar e diversificar as suas funções educativas, preparando os alunos para compreenderem e participarem na complexidade e dinamismo do mundo em que lhes é dado viver (Alonso, 2002). Neste contexto, a educação e a escola enfrentam novos desafios.
Pretende-se com esta oficina, aprofundar a reflexão e o debate sobre questões da Educação inclusiva e em particular sobre os desafios que a operacionalização da abordagem multinível e do desenho universal para a aprendizagem no coloca em contexto de sala de aula.